Related Posts with Thumbnails

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Areia Movediça - Por que afundamos nela?

No último filme do Indiana Jones, há uma cena em que ele se afunda em areias movediças e só de o ver a ser devorado por elas, ficamos sem respiração... Mas sabias que este tipo de areia não é nem de perto nem de longe tão perigosa como parece?

O que são areias movediças?
As areias movediças são uma mistura de água com areia. O excesso de água é tal que as partículas de areia acabam por se separar e formar uma papa mole, que não tem capacidade para aguentar com nenhum tipo de peso. Já reparaste que quando estás à beira de água, na praia, os teus pés ficam submersos com a passagem constante do mar sobre a areia? E, por vezes, até custa um bocadinho a tirá-los? Este é o princípio básico das areias movediças.

Como se formam
As areias movediças formam-se quando existe um fenómeno da natureza que provoca uma deslocação de água no solo, como por exemplo o terramoto. Os lençóis freáticos (água que se desloca por debaixo do solo), com a sua força, criam um movimento contrário ao da gravidade, tornando os grãos de areia mais leves.

Como sair lá de dentro?
Ao contrário do que vemos nos filmes, quanto menos deres às pernas ou fizeres movimentos bruscos, melhor. Até porque o que que parece ser um poço sem fundo, as areias movediças, em média, não têm mais do que 1 metro de profundidade! O que deves fazer: movimentos lentos para que o teu corpo suba até à superfície e depois atiras-te para trás, para flutuar.

Onde posso encontrar areias movediças
De um modo geral, as areias movediças podem acontecer em qualquer lado. Mas existem zonas onde é mais frequente encontrá-las, tais como: nas margens de rios e lagos, pântanos e praias.

Fonte: HowStuffWorks.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário