Related Posts with Thumbnails

terça-feira, 28 de abril de 2009

Os Morcegos


Os morcegos guiam-se por um processo que se chama Ecolocalização. O que é isto? É um processo através do qual os animais com estas características, como os morcegos, usam para orientar-se e evitar os obstáculos.

Como? Emitindo sons de alta frequência (que nós, humanos, não conseguimos ouvir) que ao reflectirem-se na superfície dos obstáculos, indicam a distância e a direcção das tais superfícies. Que espertos...

Quem são
Os morcegos são mamíferos e dentro desta classe, são os únicos que têm uma capacidade real de vôo.

E imagina tu que eles pesam apenas 100 gramas...

Existem perto de mil espécies, espalhadas em todo o mundo.

Sabias que os morcegos também comem fruta? E como não comem as sementes, que ficam espalhadas nas florestas, estas acabam mais tarde por dar árvores... Uma bela contribuição para a mãe-natureza!

No entanto, cada espécie come uma coisa diferente. E existe aquela que se alimenta de sangue... como nos filmes de vampiros! Mas calma, eles alimentam-se do sangue de pássaros ou cavalos e vacas.

Os morcegos são importantes para nós
Porquê, perguntas tu? Porque comem toneladas de insectos por ano. Um morcego desta espécia chega a comer 600 mosquitos por hora! Desta forma, controlam de forma rigorosa a população de insectos. Boa!

Eles andem aí...
Estes bichinhos adoráveis existem praticamente em todo lado, excepto em países muito frios, do tipo Pólo norte, ou muito quentes.

Onde moram?

- construções abandonadas
- cavernas e grutas
- pontes
- copas das árvores


Nenhum comentário:

Postar um comentário