Related Posts with Thumbnails

terça-feira, 27 de abril de 2010

Animais Extintos- Dodo


Dodo: ave extinta em meados do século XVIII.

Extinção é o desaparecimento irreversível de espécies e acontece quando o último animal de uma determinada espécie morre. Ocorre de forma natural como conseqüência evolutiva e de forma causal como conseqüência do desequilíbrio no ecossistema ou no habitat provocados pelo homem.

De forma natural, a extinção de uma espécie pode ocorrer por transformações climáticas, mudanças no comportamento, doenças, parasitas e por competições entre espécies por território.

De forma causal, os animais podem ser extintos pelas alterações em seu habitat, desmatamento, captura ilegal e biopirataria. Foi divulgada uma lista recente de espécies brasileiras extintas onde estão presentes: a ararinha-azul, a perereca, maçarico-esquimó, libélula, minhocoçu gigante, minhoca branca, aruá-do-mato e o caracol gigante.

Há várias outras espécies já extintas espalhadas por todo mundo e mais ainda ameaçadas de extinção. Cabe aos homens lutarem contra o desmatamento e o comércio ilegal para que o ecossistema não seja destruído.

Fonte: Brasil Escola

3 comentários:

  1. tia e muito enteresanti e muito legal

    ResponderExcluir
  2. gosto muito interesan marcelo ribeiro vc 10

    ResponderExcluir
  3. flavia Extinção é o desaparecimento irreversível de espécies e acontece quando o último animal de uma determinada espécie morre. Ocorre de forma natural como conseqüência evolutiva e de forma causal como conseqüência do desequilíbrio no ecossistema ou no habitat provocados pelo homem.

    ResponderExcluir