Related Posts with Thumbnails

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Animais Extintos- gliptodontes


Imagem do gliptodonte, animal de tamanho e formato semelhantes ao fusca!
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Xenarthra
Família Glyptodontidae
Gênero Glyptodon
Espécies do gênero Glyptodon ou, simplesmente, gliptodontes, são mamíferos da ordem dos desdentados, extintos há aproximadamente 10.000 anos e que compartilham ancestral comum com o tatu.

De hábitos herbívoros, era um animal bastante grande e pesado - alguns chegavam a possuir 4 metros, mais de 2 metros de cauda dotada de grandes espinhos e uma tonelada e meia de massa corporal - e possuía uma carapaça óssea, que auxiliava na proteção contra predadores.

Acredita-se que viveram do final do período terciário até o início do quaternário, primeiramente habitando apenas a América do Sul e depois, há cerca de três milhões de anos, passando a ocupar, também, a América do Norte. Consideram este animal como sendo um dos maiores mamíferos deste continente e são citados em várias lendas dos índios tehuelches, da Patagônia, comprovando que coexistiam com os humanos sendo, inclusive, farta fonte de alimento.

Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola

4 comentários:

  1. oi tia tania o texto foi interesate bem eu que e interesate. nome:gabrielly da silva barro.

    ResponderExcluir
  2. flavia oque eu asei + iteresasete eles seu muito autos possuir 4 metros, mais de 2 metros de cauda

    ResponderExcluir
  3. {tharsylla} tia achei muuuuuuuuuuuuiiiiiito iteresate muito legou para muito para gente obrigadoAcredita-se que viveram do final do período terciário até o início do quaternário, primeiramente habitando apenas a América do Sul e depois, há cerca de três milhões de anos, passando a ocupar, também, a América do Norte. Consideram

    ResponderExcluir
  4. agatha:oi tia tania eu adorei foi muito interessante a historia

    ResponderExcluir