Related Posts with Thumbnails

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Animais da Nossa Terra - Joaninha


Joaninha: artrópode da família Coccinellidae. Fotografia: Fabrício H. Oda.

O que é uma joaninha?

(a) uma barata colorida que se esqueceu de crescer

(b) um tipo de besouro

(c) uma joaninha, oras!

(d) nenhuma das anteriores.

A resposta é a letra “b”!

As joaninhas pertencem ao Filo dos Artrópodes, Classe Insecta e Ordem Coleoptera. São da Família Coccinellidae, que compreende cerca de 6.000 espécies conhecidas, distribuídas em 350 gêneros.

Dotadas de corpo esférico quitinoso, cabeça pequena, antenas e dois pares de asas bem desenvolvidas, podem medir até 1 centímetro e possuem as mais variadas cores, de acordo com a espécie. Podem ter pintas na carapaça.

Quanto aos hábitos alimentares, são geralmente predadoras - embora algumas espécies se alimentem de plantas. Com exceção destas, estes animais são considerados controladores naturais, uma vez que se alimentam de pragas agrícolas como ninguém, se alimentando principalmente de pulgões e cochonilhas - organismos considerados pragas de citros. São predadas por insetos maiores, algumas espécies de pássaros e anfíbios.

Esses animais podem colocar de 10 a centenas de ovos e suas larvas, apesar de morfologicamente diferentes, seguem o mesmo tipo de alimentação dos adultos. São dióicos e, em algumas espécies, há dimorfismo sexual, ou seja: macho e fêmea possuem diferenças morfológicas que os distingue. A fecundação é interna.

A larva se transforma em pupa em até 20 dias após seu nascimento e, em até 10 dias, a pupa se abre e a joaninha está formada! Esses animais passam por aproximadamente 5 mudas durante o crescimento e podem viver cerca de 5 meses.

Curiosidades: devido ao papel de controlar a presença de seres nada bem-vindos nas plantações e a aparência “bonitinha”, são chamadas na Espanha e Peru de mariquitas; chinitas, no Chile; vaquitas, na Argentina; bichos de Deus (“bête a Dieu”), na França; besouro de Maria (“Marienkafer”), na Alemanha; e ave da Nossa Senhora (“Ladybird”) nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário