Related Posts with Thumbnails

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Animais da Nossa Terra - Minhoca

Reino: Animália
Filo: Annelida
Classe: Oligochaeta
Ordem: Haplotaxida
As minhocas são animais distribuídos pelo solo úmido de todo o mundo, seu tamanho varia de centímetros a dois metros (conhecido como minhocuçu). Seu corpo é formado por anéis, com corpo cilíndrico, alongado, com a boca e o ânus em extremidades opostas.
As minhocas vivem enterradas, escavam galerias e canais buscando abrigo e resto de vegetais para se alimentarem, seu principal alimento. São classificados como animais detritívoros, pois se alimentam de detritos que compõem o húmus.
As minhocas possuem um sistema digestivo que inicia na boca e termina no ânus. Há uma câmara, o papo e uma moela que tritura o alimento. O sistema circulatório é fechado e o sangue é vermelho. O sistema nervoso é representado por gânglios na cabeça que são formados por células nervosas.
As minhocas são hermafroditas, pois possuem testículos e ovários, mas não se reproduzem sozinhos. Dependem da união com outra minhoca para trocar espermatozóides. Na cópula, se unem pelo clitelo e se separam depois da troca de espermatozóides. Cada verme produz um casulo cheio de ovos depositando-o no solo.
Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário