Related Posts with Thumbnails

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Plantas Carnívoras 2

VEJA ESTAS ANIMAÇÕES QUE O Dr. BARRY RICE FEZ. SÃO SIMPLES, MAS BEM LEGAIS. ASSIM, VOCÊ PODE VER COMO AS PLANTAS CARNÍVORAS PRENDEM SUAS PRESAS! 

Aqui, uma Drosera rotundifolia imobiliza e sufoca um inocente inseto com seus tentáculos glandulares...

Veja como a Utricularia devora presas aquáticas!



A Drosophyllum sufoca os insetos numa gosma mortal! 




Você tem medo das plantas carnívoras?
O Dr. Barry Rice da Diretor de Conservação da International Carnivorous Plant Society (Sociedade Internacional das Plantas Carnívoras), responde:  Desde que você não seja do tamanho de um inseto, as plantas carnívoras serão totalmente inofensivas. Suas enzimas digestivas são bem fraquinhas. Apesar dessa noção fascinante de que uma planta come um animal, e não o contrário como se espera, as plantas carnívoras não são perigosas. Mesmo que você desmaie sobre um canteiro de plantas carnívoras, o pior que pode acontecer é  você esmagar umas plantas tão lindas.

Apesar das plantas carnívoras serem inofensivas às pessoas, o contrário não pode ser dito. Os locais onde as plantas carnívoras vivem estão sendo destruídos pelos homens. A poluição está matando as plantas carnívoras. Espécies muito raras são roubadas da natureza por colecionadores e algumas espécies já estão extintas. 
 
SOCORRO!!!!!!



Essa foto incrível mostra a cápsula das sementes de uma Byblis liniflora

No site The Carnivorous Plant FAQ, criado pelo Dr. Barry Rice, você encontra estas e outras informações sobre plantas carnívoras, tudo numa linguagem bem divertida. 
O site é uma cortesia da Sociedade Internacional das Plantas Carnívoras e a tradução dos textos que você encontra aqui foi feita com permissão do Dr. Rice. 

Veja mais algumas fotos:
Drosera capensis Drosera miniata D. pygmaea
Darlingtonia
 
Utricularia arenaria


U. dichotoma
D. capensis com sua presa. D. rotundifolia em ação

Parece que há cerca de 80 espécies de plantas carnívoras no Brasil, sendo as mais comuns do gênero Drosera. Parece que são difíceis de cultivar, mas você pode ter seu próprio exemplar já que são encontradas em várias lojas de plantas. 

Fonte: UFRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário