Related Posts with Thumbnails

domingo, 23 de maio de 2010

Química: Materiais e transformações.3

Parte 1 : A matéria e suas propriedades




 
Além de massa e volume existem outras características comuns a toda matéria e são denominadas propriedades gerais.
Quando um ônibus arranca a partir do repouso, os passageiros tendem a deslocar-se para trás, resistindo ao movimento. Por outro lado, quando o ônibus já em movimento freia, os passageiros deslocam-se para frente, tendendo a permanecer com a velocidade que possuíam, isto é devido a uma outra característica da matéria, a inércia.

* Inércia é a propriedade da matéria de resistir a qualquer variação de seu estado de repouso ou de movimento

É mais fácil empurrar um carro do que um caminhão, porque os corpos que apresentam maior inércia são aqueles que apresentam maior massa.

* Peso : é a força de atração gravitacional que a Terra exerce sobre um corpo
Todos os corpos abandonados próximos à superfície da Terra caem devido aos seus pesos, com velocidades crescentes, sujeitos a uma mesma aceleração, denominada aceleração da gravidade. A aceleração da gravidade é representada pela letra g.
A aceleração da gravidade varia de um local para outro, quanto mais distante do centro da Terra o corpo se encontrar, menor será a ação da atração gravitacional.
Na superfície da Terra, a aceleração da gravidade varia muito pouco e o valor desta é aproximadamente 9,8 m / s2,ou seja, a cada segundo a sua velocidade aumenta em 9.8 m/s.
Peso e massa de um corpo não são a mesma coisa, o peso de um corpo depende do valor local da aceleração da gravidade e a massa é a quantidade de matéria, além de ser uma propriedade exclusiva do corpo, não depende do local onde é medida.
Peso e massa estão relacionados entre si, o peso de um corpo é proporcional a sua massa.
p = mg
Cálculo do peso de um corpo na Terra, na Lua e no Espaço:
 

Na Terra Na Lua No Espaço
massa do corpo (m) 3 kg  3 kg  3 kg 
aceleração da gravidade (g) 9,8 m/s2 1,6 m/s2 aproximadamente 0 m/s2
peso (p = mg) p = 3 x 9,8 = 29,4 N p= 3 x 1,6 = 4,8 N aproximadamente 0 N
  Observação: Peso é praticamente 0 N, porque a força gravitacional é mínima.  



Um objeto na Lua, na Terra e no Espaço possuem a mesma massa, mas possuem peso muito diferentes, porque a ação da força de atração gravitacional da Lua é bem menor, equivalente a 1/6 da força gravitacional da Terra. E no espaço a aceleração da gravidade é quase inexistente.
Se o Super-Homem, viesse de um outro planeta no qual a força gravitacional fosse muito maior que a da Terra, ele daria saltos imensos, nos dando a impressão que estaria voando.
Na Lua seríamos como o super-homem, pois daríamos saltos tão altos que teríamos a sensação de estarmos voando.

Se em um copo completamente cheio com água você colocar uma pedra, notará que a água transbordará, isto ocorre em função de uma outra propriedade da matéria, denominada impenetrabilidade.

* Impenetrabilidade: dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.
Vamos realizar a experiência:
material : copo de vidro
papel
recipiente com água
Coloque o papel no fundo do copo pressionando-o, em seguida emborque o copo no recipiente contendo água. Nota-se, que após retirar o copo do recipiente, o papel não estará molhado. Isso acontece porque o copo está cheio de ar impedindo que a água molhe o papel, provando desta maneira que o ar é matéria e que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.


1- PARA PENSAR: Quando se mergulha uma toalha de banho, em um tanque cheio de água, saem bolhas. Como se explica este fenômeno?        Resposta

Nenhum comentário:

Postar um comentário