Related Posts with Thumbnails

segunda-feira, 19 de julho de 2010

15. Recursos Naturais


A vida dos seres humanos e de todos os outros seres vivos presentes no planeta Terra depende dos recursos que a natureza oferece. Esses recursos são chamados de recursos naturais.

Recursos naturais são bens que estão à disposição do Homem e que são usados para a sua sobrevivência, bem-estar e conforto. São considerados recursos naturais os bens que são extraídos da natureza de forma direta ou indireta, e são transformados para a utilização na vida do ser humano.

A utilização correta dos recursos naturais é importante para que o equilíbrio da natureza não seja ameaçado.

Os recursos naturais como o solo, a água e o ar devem ser aproveitados para que não fiquem poluídos, colocando em risco a vida das pessoas e também a vida dos outros seres do planeta.

A luz e o calor do sol iluminam e aquecem a Terra. O ar é necessário para a vida dos seres vivos. A água é necessidade vital para os Homens, os animais e os vegetais. O solo é usado para plantar e produzir alimentos, abastecendo as cidades e fornecendo matéria-prima para as indústrias.

No solo e no subsolo são encontrados minerais como ouro, prata, ferro, água e sal, que são muito úteis. As plantas são usadas na alimentação e são, portanto, necessárias à vida do Homem e dos outros animais. Elas purificam o ar e são usadas para fazer remédios, tecidos, móveis roupas, etc.

Os recursos naturais devem ser conservados, porque senão um dia eles se esgotarão, o que poderá provocar desastres ecológicos irreparáveis.

Para preservar os recursos é preciso promover o reflorestamento, isto é, o plantio de novas árvores, proteger o solo contra a erosão, evitando a derrubada das matas e as queimadas, evitar a caça e a pesca sem controle, combater a poluição do ar, que causa doenças e modifica o clima e combater a poluição da água , que causa doenças, entre tantas outras ações.

Foto retirada do site da Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário