Related Posts with Thumbnails

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Biodiversidade: tema de concurso para estudantes

Biodiversidade: tema de concurso para estudantes
Renata Augusta

Estudantes de 7 a 17 anos podem participar das comemorações pelo Ano Internacional da Biodiversidade proclamado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) com o apoio de 192 países. A biodiversidade brasileira é o tema do concurso de desenho e fotografia lançado em parceria pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Museu da Vida, o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e o jornal O Globo.

Chamar a atenção para a redução da biodiversidade no planeta – desde as bactérias até as plantas, das espécies aos ecossistemas – é o principal objetivo da iniciativa. O foco na diversidade biológica do Brasil não tem a ver somente com a familiaridade dos pequenos sobre o assunto, mas com o fato de abrigarmos uma das maiores diversidades biológicas do mundo. Reunimos 70% das espécies animais e vegetais do planeta, juntamente com outros 16 países.

O concurso tem duas categorias: “Animais e plantas na ponta do lápis!”, voltada para os artistas de 7 a 12 anos, que poderão concorrer com um desenho sobre a biodiversidade em sua região, e “A biodiversidade por trás da câmera!”, para jovens de 13 a 17 anos, que têm direito de enviar até três fotografias sobre o tema.

Os trabalhos podem ser enviados até o dia 1º de setembro. Os melhores desenhos e fotos serão expostos durante a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada no Rio de Janeiro de 18 a 24 de outubro.

O primeiro lugar de cada categoria ganhará uma viagem, com direito a um acompanhante adulto, para conhecer espaços de ciência no Brasil. O vencedor poderá escolher uma opção entre as seguintes alternativas:

– Museu da Vida e Jardim Botânico, no Rio de Janeiro;
– Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e Planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre;
– Museu Paraense Emilio Goeldi, em Belém;
– Estação Ciência e Instituto Butantan, em São Paulo.

O segundo e o terceiro lugar receberão kits “Biodiversidade”, com livros, camiseta, cadernos e mouse pad.

Clique aqui para ler o regulamento.

Mais informações:
Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz.
Av. Brasil 4365 – Manguinhos/RJ.
e-mail: concursobiodiversidade@fiocruz.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
site: www.museudavida.fiocruz.br/concursobiodiversidade

* Ilustração: Mariana Massarani

Fonte: Multirio

Nenhum comentário:

Postar um comentário