Related Posts with Thumbnails

terça-feira, 21 de abril de 2009

Experiência: Areia Mágica

VÊ AQUI O VÍDEO DESTA EXPERIÊNCIA

MATERIAL NECESSÁRIO:

2 Taças transparentes
Água
Areia Mágica
Areia Normal
1 Colher de galão
1 Pau de espetada
1 Conta-gotas
Rolo de cozinha

COMO FAZER:
1. Enche metade das taças transparentes com água. Numa delas despeja a areia mágica e vê o que acontece...

2. Achas que vai acontecer a mesma coisa com a areia normal? Na outra taça despeja a areia que recolheste na praia. Aconteceu a mesma coisa?

3. Verificaste que quando a areia mágica mergulha na água fica brilhante e cai em corda? Com a colher de galão podes fazer construções com esta areia.

4. Quando já não te apetecer mais fazer construções podes fazer mais uma experiência: verte um pouco de areia mágica lentamente sob a água de forma a que forme uma fina película à superfície da mesma. Deves ficar com a areia a flutuar sobre a água.

5. Com o lado não pontiagudo do pau de espetada toca na superfície da areia e lentamente tenta afundá-la. Olha para dentro da taça. O que vês?

6. Agora, usando o conta-gotas, deita uma ou duas gotas de água sobre a fina película de areia mágica. É fantástico, não é?

7. Agora vais precisar de ter o rolo de cozinha logo ao teu lado. Vais mergulhar a mão na taça e vais tentar segurar a areia e tirá-la de dentro da água. O que é que aconteceu?

8. Então o que é que achas que vai acontecer se tirares toda a água da taça? Tenta despejar toda a água que tens na taça e vê como é que fica a areia. Se a deixares sobre uma folha de papel de cozinha durante algumas horas ela vai ficar completamente seca.

O CIENTISTA EXPLICA:
Esta areia é mesmo fantástica! É feita de areia normal que foi revestida por minúsculas partículas de sílica e que foi exposta a um tratamento químico especial que a tornou hidrófoba. Sabes o que significa a palavra "hidrófoba"?

Significa que "afastou a água". O óleo, por exemplo, é uma substância hidrófoba. Ele nunca se mistura com a água. Como viste, à medida que a areia mergulha, a água forma uma fina película à volta da areia e ela não se molha.

A natureza hidrófoba desta areia permite-lhe manter a sua forma debaixo de água, por isso, conseguiste moldá-la com diferentes formas enquanto estava mergulhada.

Quando tentaste pressionar a película de areia que fizeste à superfície viste que a areia não se deixou penetrar e conseguiste ver a forma do pau de espetada a aparecer abaixo da superfície da água. Mantendo esta película de areia à superfície e ao deixares cair a gota de água pudeste ver como ela ficou a boiar à superfície.

Conseguiste segurar a areia na tua mão enquanto ela esteve molhada, mas quando ela deixou de estar em contacto com a água surgiu seca entre os teus dedos.

A camada exterior que cobre a areia mágica empurra a água para longe, por isso quando se tira a areia mágica da água ela está perfeitamente seca!

Conteúdo desenvolvido por:
Ciência Divertida
www.cienciadivertida.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário