Related Posts with Thumbnails

sábado, 4 de abril de 2009

Como dormem as Baleias?

Já alguma vez te perguntaste se as baleias dormiam?
E se sim, como o faziam? Fica a saber como é que estes mamíferos fazem o seu sono de beleza...

A respiração das baleias

Como sabes, as baleias são mamíferos. Por isso, respiram como os humanos. Bem, o processo de respiração não é exactamente igual ao nosso porque as baleias passam a vida debaixo de água e são muito maiores do que nós! E elas só respiram na superfície.

Para viver debaixo de água, é preciso ter um sistema respiratório altamente sofisticado.

Os pulmões funcionam da mesma maneira que os nossos, com algumas diferenças, claro! Sempre que inspiram, retém cerca de 90% de oxigénio (nós só conseguimos reter cerca de 15%). Isto permite que armazenem mais quantidade de oxigénio. Depois, basta gerir o oxigénio de uma forma mais eficiente para que possam ficar debaixo de água durante um determinado tempo sem terem de vir à superíficie para respirar.

Curiosidade: As cacholotes, por exemplo, conseguem suster a respiração até 90 minutos.

Uma boa noite de sono!
O sono e a respiração estão interligadas. Porquê? Porque as baleias só conseguem dormir se fizerem uma gestão eficiente da sua respiração.

Imagina que adormecias debaixo de água. Se dormisses profundamente, não conseguirias acordar a tempo de vir à superfície respirar.

Por isso, as baleias têm a chamada Respiração Consciente. Ou seja, metade do cérebro está adormecido, e a outra metade consciente. Os cientistas acreditam que só desta forma elas conseguem dormir.

Com este sistema, as baleias sabem quando têm de acordar para respirar. Espertinhas...



Fonte: HowStuffWorks

Nenhum comentário:

Postar um comentário