Related Posts with Thumbnails

quinta-feira, 26 de março de 2009

O Arco-iris. Como se forma?

 
Quando chove e em seguida faz sol, muitas vezes forma-se um arco-íris. Provavelmente já te interrogaste sobre como é que se forma este fenómeno da natureza. Aqui damos-te a explicação científica.

Ilusão de óptica
O arco-íris não passa de um fenómeno óptico e meteorológico. Quando existem gotas de chuva no ar e o Sol aparece, ao incidir sobre essas mesmas gotas provoca uma ilusão de óptica que origina diversas cores.

Todas as gotas de chuva refractam e reflectem a luz do sol da mesma maneira, mas apenas a luz de algumas delas chega até nós. As que chegam até nós compõem o arco-íris.

Geralmente, a sequência de cores é a seguinte: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, indigo e violeta. São as 7 cores do arco-íris.

Onde termina o arco-íris?
Mais uma vez, trata-se de uma ilusão de óptica. Ou seja, em determinada situação achamos que o arco-íris é mais comprido do que noutras.

Porquê? Se o arco-íris estiver perto de objectos menos distantes, ele vai parecer-te menor. No entanto, se perto do arco-íris estiverem objectos longíquos, tipo montanhas, será criada a ilusão de que ele é muito maior.

Curiosidades:
- Sabias que pode acontecer um duplo arco-íris e até mesmo um triplo (apesar de ser ainda mais raro)?

- A primeira explicação teórica sobre o arco-íris foi dada por Descartes em 1637.

- No entanto, foi Isaac Newton o primeiro a demonstrar que a luz branca era composta da luz de todas as cores do arco-íris.


Foto: Sapo Saber

Nenhum comentário:

Postar um comentário