Related Posts with Thumbnails

domingo, 7 de junho de 2009

Por que o telescópio inventado por Galileu revolucionou a Astronomia?

Com sua invenção, o astrônomo italiano descobriu, há 400 anos, crateras na Lua, os satélites de Júpiter e passou a defender o heliocentrismo (o Sol no centro do Sistema Solar).
Patrícia Giuffrida

Galileu descobriu que a Lua tem crateras em sua superfície. Foto: Antonio Milena
Galileu descobriu que a Lua tem
crateras em sua superfície.
Foto: Antonio Milena
Os primeiros telescópios surgiram na Holanda, por volta do ano de 1600. Dez anos depois, o astrônomo italiano Galileu Galilei decidiu construir o seu próprio telescópio. O primeiro modelo tinha capacidade para ampliar em nove vezes os objetos focados. Depois de algumas experiências, ele conseguiu desenvolver uma versão capaz de aumentar a visão em 30 vezes. Era um aparelho superior a qualquer outro já fabricado na época.
Ao apontar o instrumento para o céu, Galileu fez muitas descobertas que revolucionaram os estudos astronômicos. Ele mostrou, por exemplo, que a Lua não tem uma superfície lisa, mas está cheia de crateras. Observando as estrelas, percebeu que elas não eram "fixas" e que a Via Láctea não era feita, como dizia Aristóteles, por exalações celestiais, mas por um conjunto de estrelas. E descobriu quatro planetas (hoje satélites) girando em torno de Júpter.
Mais sobre telescópio

Veja aqui um simulador virtual da luneta de Galileu no site do Instituto e Museu da História e da Ciência, em Florença, Itália.


Fonte:
http://revistaescola.abril.uol.com.br/ciencias/fundamentos/telescopio-inventado-galileu-ha-400-anos-revolucionou-astronomia-494115.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário