Related Posts with Thumbnails

sábado, 15 de maio de 2010

Animais da Nossa Terra em Extinção I

Animais em Extinção
O Lobo-Guará é uma espécie em extinção


A ação do homem na natureza, através da construção das cidades, estradas, meios de sobrevivência (agricultura e pastagem), incêndios, etc. tem prejudicado o meio ambiente e, com isso, os animais e as plantas, que são denominados de fauna e flora.
O tráfico ilegal de animais silvestres, a venda de algumas espécies para o contrabando, também tem contribuído para que os animais do bioma brasileiro sejam mortos, maltratados e banidos.
Quando dizemos que uma espécie entra em extinção, quer dizer que ela está deixando de existir, ou seja, está havendo uma diminuição na quantidade dos mesmos e a reprodução fica quase impossível. Com isso, sabemos que aquela espécie irá acabar um dia.
As tartarugas marinhas são um exemplo disso. No Brasil foi criado o Projeto Tamar, que cuida da proliferação da espécie, para que não seja extinta.

Espécies Brasileiras ameaçadas de extinção
A extinção pode acontecer também de forma natural. Quando uma espécie predatória se reproduz mais do que o esperado, acontece o aumento desordenado no número desses animais, passando a existir em grandes quantidades. Então, esses animais se alimentam de outra espécie (cadeia alimentar), e acabam comendo todos os indivíduos da espécie, levando-os à extinção.
O Brasil possui 70% das espécies animais e vegetais catalogadas em todo o mundo. Com isso, estamos entre os dezessete países tidos como megadiversos na fauna e na flora.
São mais de 3 mil espécies animais, distribuídas entre cerrado, caatinga, floresta Amazônica, Mata Atlântica, Pantanal Matogrossense e Pampas gaúchos. Dessas, 627 encontram-se listadas como extintas, através de pesquisas feitas pelo governo federal.
Dentre as espécies brasileiras ameaçadas, temos: a onça-pintada – maior felino da América do Sul; peixe-boi marinho (criticamente em perigo); lobo-guará (vulnerável); jaguatirica; arara-azul-grande; ararinha-azul (totalmente extinta); ariranha; formiga quenquém (vulnerável); mico-leão-de-cara-preta (criticamente em perigo); tatu-canastra; minhocuçu (extinta em MG); sapinho-narigudo-de-barriga-vermelha (criticamente em perigo); jararaca-ilhoa (criticamente em perigo); tartaruga-de-couro (criticamente em perigo); etc.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Nenhum comentário:

Postar um comentário