Related Posts with Thumbnails

terça-feira, 11 de maio de 2010

Animais da Nossa Terra - Morcego

Reino: Animália
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infra-Classe: Placentalia
Ordem: Chiroptera
O morcego é um mamífero vertebrado que possui o corpo coberto por pêlos é o único mamífero capaz de voar. Existem hoje mais de mil espécies de morcego espalhados pelo mundo, somente em áreas muito quentes ou muito frias que o morcego não se instala.
Adaptam-se com facilidade em qualquer ambiente e alimentam-se de frutas, néctar, pólen, insetos, artrópodes, pequenos vertebrados e peixes. Algumas espécies se alimentam de sangue e são encontrados na América Latina e no sul do México.

Apresentam hábitos noturnos e crepusculares. Por se alimentarem de pólen, os morcegos são responsáveis pelo reflorestamento natural de mais de 500 espécies de plantas.
Os morcegos são presas fáceis de corujas e falcões, mas seus inimigos são os parasitas que se alimentam do seu sangue. Algumas espécies de insetos se alimentam somente de sangue de morcego.

Um morcego recém-nascido se locomove agarrado à pele da mãe, nasce somente um filhote a cada gestação. A gestação da fêmea dura de 2 a 7 meses. Um morcego vive entre 10 a 30 anos segundo a sua espécie.

Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário