Related Posts with Thumbnails

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O que é Iceberg? 2

VOCÊ JÁ VIU A FOTO DE UM ICEBERG INTEIRO?
Em vários sites da internet, podemos encontrar a foto de um iceberg inteiro (está abaixo) que mostra tanto a parte exposta como a submersa. Nos vários sites, mesmo em português, encontramos textos descrevendo a foto como real, tendo sido tirada por um mergulhador numa situação em que o mar estava muito calmo. 


Mas, nada disso é verdade! 

A foto, intitulada "A essência da imaginação", foi montada em 1999 pelo fotógrafo profissional Ralph A. Clevenger e é resultado da montagem  de 4 fotos diferentes, nem todas do mesmo lugar. O próprio autor explica:

"A imagem do iceberg é uma composição digital que fiz para ilustrar o conceito de que 'nem tudo o que se vê é necessariamente real'. Como fotógrafo profissional, eu sabia que minha "visão" de como é um iceberg era impossível de se obter de verdade e, por isso, tive que criá-la.

A composição, divulgada como uma foto verdadeira, é esta:
Existem 4 imagens nessa composição: o céu, o fundo, o topo do iceberg (fotografado na Antártica) e a parte inferior do iceberg (fotografado acima do nível do mar no Alasca e virado na composição final)."


Para saber outras curiosidades sobre icebergs do norte, visite a página "Os Icebergs de Newfoundland e de Labrador" do Dr. Stephen E. Bruneau.

Fonte: UFRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário